Presidente Dutra

Maranhão

História de Presidente Dutra - MA

No século XIX, os cunhados José de Souza Carvalheiro e José de Souza Albuquerque, buscando local onde pudessem se fixar, partiram de Codó, desbravando a região. Abriram picadas, seguindo por trilhas de caças e identificando os acidentes geográficos, tendo como orientação apenas a trajetória do Sol. Assim, conseguiram localizar as brejeiras de São Bento, São Joaquim do Caxixi e Corrente, hoje pertencentes a Tuntum, os dois primeiros e a Barra da Corda, o último. Ali acamparam, iniciando o reconhecimento das áreas próximas e detectando a presença de indígenas e de cristãos, principalmente em Barra do Corda. Posteriormente, trouxeram suas famílias, fixando-se na região.

Tempos depois, um grupo de nordestinos chegou ao local, ocupando uma área próxima de embocadura do riacho Firmino com o riacho Preguiça, local que viria a ser a sede do município. Dentre os que ali se estabeleceram, um praticava o curandeirismo, dando origem ao primeiro nome do povoado - Curador.

Em 1901, chegou Cesário Saraiva da Costa, acompanhado de parentes e amigos, e construiu nove casas, próximas à Barra dos Riachos. Em 1903, as famílias Diogo Soares e Centanio Teixeira, atraídas pela notícia da fertilidade da terra e riqueza da fauna, ali passaram a residir. Em 1910, surgia a primeira casa de telha e, em seguida, a igreja, onde foi celebrada a primeira missa pelo Frei Roberto Colongo.

O topônimo é em homenagem ao então Presidente da República, General Eurico Gaspar Dutra.

Distrito criado com a denominação de Curador, pela Lei Municipal de 06-06-1896, subordinado ao município de Barra do Corda.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Curador figura no município de Barra do Corda.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Curador, pela Lei Estadual n.º 820, de 30-12-1943, desmembrado de Barra do Corda. Sede no antigo distrito de Curador. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-04-1963.

Pela Lei Estadual n.º 269, de 31-12-1948, o município de Curador passou a denominar-se Presidente Dutra. Sob a mesma Lei é criado o distrito de são Joaquim dos Melos e anexado ao município de Presidente Dutra.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: Presidente Dutra (ex-Curador) e São Joaquim dos Melos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Pela Lei Estadual n.º 1362, de 12-09-1955, desmembra do município de Presidente Dutra o distrito de São Joaquim dos Melo, para constituir o novo município de Tuntun.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão datada de 2007.