Cidade Ocidental

Goiás

História de Cidade Ocidental - GO

Tornar uma área onde havia uma fazenda em uma cidade. Foi isso que fez Cleto Meireles, proprietário nos anos 70 da Construtora Ocidental. Foram menos de três anos desde a aquisição das terras da Fazenda Aracati, propriedade do corretor de imóveis cearense João Batista de Souza, em 1974, até a inauguração da cidade, em 15 de dezembro de 1976.

Nas proximidades do lago da entrada da cidade havia um alambique e um canavial. De acordo com o documento O Município de Cidade Ocidental, a barragem do Córrego Jacob, conhecida pelos nomes de Lago Ocidental e Lago Saia Velha, foi construída em 1970 para o abastecimento de água da Fazenda Aracati. A Construtora Ocidental ampliou a barragem e a transformou no Clube Recreativo de Lazer. Em 1975, o projeto de construção da cidade foi aprovado pela prefeitura de Luziânia e deu-se início às obras. A primeira área construída foi a Super Quadra 11. Começou com 860 casas e 27 pontos comerciais.

Distrito criado com a denominação de Cidade Ocidental, pela resolução nº 267, de 06-09-1985, subordinado ao município de Luziânia.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cidade Ocidental , pela lei estadual nº 11.403, de 16-01-1991, sendo desmembrado de Luziânia. Sede no antigo distrito de Cidade Ocidental. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.