Wanderley

Bahia

História de Wanderley - BA

Município criado em 1985 e desmembrado do município de Cotegipe, cujo povoamento inicial originou-se da ação dos sertanistas e bandeirantes, tendo a colonização obedecido à orientação da Casa da Ponte com a vinda de portugueses, italianos e nacionais da Capitania de Pernambuco.

Distrito criado com a denominação de Vanderlei (ex-povoado de Cana Brava), pela Lei Estadual n.º 628, de 30-12-1953, com terras desmembradas do distrito de Baixa da Palmeira pertencente ao município de Sapeaçu e anexado ao município de Cotegipe.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Vanderlei, figura no município Cotegipe.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-1-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Wanderley, pela Lei Estadual n.º 4.403, de 25-02-1985, desmembrado do município de Cotegipe. Sede no atual distrito de Wanderley (ex-Vanderlei). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-10-1986.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.