Itororó

História de Itororó - BA

Itororó
Bahia - BA

Na década de 1910, dois sergipanos oriundos de Estância, João Borges da Rocha Neto e João Alves de Andrade, desembarcaram no porto de Ilhéus, partindo em seguida para Itabuna onde fixaram residência.

Em meados de 1922, com abertura de posses na região do Colônia, decidem comprar muitos hectares de matas para a instalação de uma fazenda de criação de gado. Após ter construído, na nova propriedade, uma casa de taipa para alojamento, João Alves começa a contratar muitos
homens para a derrubada das matas.

Surgem, então, problemas relacionados à compra de gêneros alimenticíos, ferramentas, remédios, etc., em função das distâncias e do difícil acesso aos mercados fornecedores. Para superar essa dificuldade, João Alves, com apoio do coronel João Borges, cria no meio da floresta o seu "comercinho" dando, assim, origem ao povoado de Itapuy, cedia lugar para Itororó, que em tupi é escrito "Ytororoma" e significa água em bica, água em canal.

Gentílico:

Pela Lei Estadual nº 1.045, de 22/08/1958 foi criado o município de Itororó, com território desmembrado do Município de Ibicaraí, sendo instalado em 07/04/1959.