Candeias

Bahia

 

História de Candeias - BA

A origem do município de Candeias data de meados do século XVI, tendo surgido das terras conhecidas como Matoim, sesmaria importante naquele período pois abrigava os Engenhos de Cabôto e freguesia, oriundos das terras dos Engenhos Pitanga e da Freguesia de Nossa Senhora de Encarnação do Passé. Essas localidades deixaram uma marca significativa de uma época na qual predominava o ciclo da Cana-de-Açúcar, etapa fundamental na formação da Bahia, principalmente do Recôncavo, determinante na estruturação ética e cultural da população local, como também de suas características sócio-econômicas.

A origem do nome Candeias simboliza luz.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Nossa Senhora das Candeias pela Lei Estadual n.º 628, de 30-12-1953, subordinado ao município de Salvador.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955 o distrito de Nossa Senhora das Candeias figura no município de Salvador.

Elevado à categoria de município com a denominação de Candeias pela Lei Estadual n.º 1.028, de 14-08-1958, sendo desmembrado de Salvador. Sede no atual distrito de Candeias. Constituído do distrito sede. 07-04-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei n.º 652, de 25-09-2006 foram criados os distritos de Caboto, Caroba, Madeira, Menino Jesus, Passagem dos Teixeiras e Passé e anexados ao município de Candeias.

Em divisão territorial datada de 2006 o município é constituído de 7 distritos: Candeias, Caboto, Caroba, Madeira, Menino Jesus, Passagem dos Teixeiras e Passé.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade