Nova Rosalândia

Tocantins

História de Nova Rosalândia - TO

HISTÓRICO MUNICÍPIO DE NOVA ROSALÂNDIA

O Município de Nova Rosalândia está localizado às margens da Rodovia Belém-Brasília (BR-153).

O Distrito de Nova Rosalândia, em dispositivo da Lei Estadual nº 10.443, de 12 de janeiro de 1988, foi emancipado abrangendo áres dos Municípios de Cristalândia, Porto Nacional e Fátima com o topônimo de Nova Rosalândia. Os fundadodres foram Guilherme Alves Meneses e Joventina Lopes Alexandre.

Depois de criado o Município, foram convocadas eleições gerais para 16 de abril e nas urnas o povo escolheu a professora Raimunda Pereira Carvalho como Prefeita e Wilson Alves Guimarães como Vice que, juntamente com os 9 vereadores instalaram o Município no dia 1º de junho de 1989 com suas posses, sob a jurisdição da Comarca de 1ª Entrância de Cristalândia.

A cidade ainda não é sede de Paróquia, mas festejam Santa Rosa.

Nova Rosalândia, maio/1990.