Aliança Do Tocantins

História de Aliança Do Tocantins - TO

Aliança do Tocantins
Tocantins - TO

A partir de 1960, agricultores e criadores foram chegando e construindo suas moradias, iniciando a povoação da região na época da construção da rodovia Belém-Brasília, BR-153. Dentre eles, Tietre Monteiro de Carvalho, juntamente com sua família e outros, foram os pioneiros do povoado de Aliança do Norte, logo depois elevado oà condição de distrito.

Origem do Nome - primeiramente, Aliança do Norte. O complemento "do Norte" foi adotado para diferenciar de Aliança, cidade do Estado de Pernambuco já existente na data de criação do município. O primeiro Prefeito, eleito constitucionalmente, foi o Senhor Manoel Ildon de Pina, empossado juntamente com o vice Juraci Fernandes da Silva e a Câmara Municipal.

Gentílico: aliancense

O distrito foi criado em 11/12/1962 pela Lei Municipal Nº 29 com o nome de São José do Norte e modificado em 27/08/1963 pela Lei Municipal Nº 61 para Aliança do Norte pertencente ao Município de Gurupi.

O município foi criado em 10/01/1988 pela Lei Estadual Nº 10.439 com o topônimo de Aliança do Norte e instalado em 01/01/1989. Após a criação do Estado teve seu nome modificado para Aliança do Tocantins.