Júlio Mesquita

São Paulo

História de Júlio Mesquita - SP

Em 1920, começaram a ser construídas as primeiras casas da Fazenda Chantebled, dedicada ao cultivo do café. Outros núcleos foram se formando nas fazendas vizinhas, também de café, como, por exemplo, os de São João do Inhema e de Santa Sílvia, iniciados no ano de 1926.

Em 1935, o plantio do algodão começou a atrair inúmeras famílias para a região, quando Porfírio Barros Cavalcante e Horácio Nakaidara resolveram lotear alguns alqueires de terra e fundar uma cidade, inicialmente dividida em duas partes.

Em uma, predominou o cultivo do algodão e recebeu o nome de Ouro Branco. A outra, denominada Mesquita, em homenagem ao jornalista e constituinte Júlio César Ferreira de Mesquita, predominou a cultura do café.

As duas culturas promoveram o rápido crescimento da cidade que, em 30 de novembro de 1938, foi elevada à categoria de distrito do município de Cafelândia, atraindo para a região vários proprietários de terra de Marília e Cafelândia.

Em 30 de novembro de 1944, passou a se chamar Inhema e, quatro anos mais tarde, no dia 24 de dezembro de 1948, foi elevada a município com o nome de Júlio Mesquita.

Distrito criado com a denominação de Mesquita, pelo Decreto n.º 9.775, de 30-11-1938, subordinado ao município de Cafelândia.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Mesquita figura no município de Cafelândia.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 14.334, de 30-11-1944, o distrito de Mesquita tomou a denominação de Inhema.

Elevado à categoria de município com a denominação de Julio Mesquita, pela Lei Estadual n.o 233, de 24-12-1948, desmembrado de Cafelândia. Sede no atual distrito Julio Mesquita (ex-Inhema). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.