Olindina

Bahia

História de Olindina - BA

A história e surgimento do Município de Olindina iniciam-se nas três décadas finais do século XIX e está diretamente relacionada à Guerra do Paraguai, quando por força de hábito da época o Dr. Pedro Ribeiro de Araújo, médico-chefe do hospital para feridos da guerra, foi agraciado com as terras da atual Olindina, onde tomou posse batizando o lugar de Fazenda Mocambo (em razão do nome originalmente atribuído ao local) e a Guerra de Canudos.

Em 1882, quando de passagem pelo município de Itapicuru, do qual Olindina fazia parte à época, o beato Antonio Vicente Maciel, mais conhecido por Antonio Conselheiro, construiu uma capela com a invocação de São João Batista e depois mudada para Nossa Senhora da Conceição (pelo 1º Vigário da cidade Pe. José Justino de Almeida), em cujas proximidades já se formava um pequeno povoado com alguns casebres e na mesma ocasião lhe deu a denominação de Nova Olinda, permanecendo até 1943, quando adotou a denominação definitiva de Olindina.

Distrito criado com a denominação de Nova Olinda, pelo Decreto Estadual n.º 11.089, de 30-11-1938, é criado o distrito criado com parte do distrito sede de Itapicuru e anexado ao município de Itapicuru.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 141, de 31-12-1943, confirmado pelo Decreto Estadual n.º 12.978, de 01-06-1944, o distrito de Nova Olinda passou a denominar-se Olindina.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Olindina, figura no município de Itapicuru.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Olindina, pela Lei Estadual n.º 1.033, de 14-08-1958, desmembrado de Itapicuru. Sede no antigo distrito de Olindina. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-04-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.