Nova Canaã

Bahia

 

História de Nova Canaã - BA

Nova Canaã
Bahia - BA



Não existe nenhum documento que comprove a chegada dos primeiros habitantes do município de Nova Canaã. Segundo testemunho oral, as terras desta região foram ocupadas pelos primeiros moradores a partir de 1904, advindos dos municípios de: Areia (atual Ubaíra), Brejões,
Santa Inês, Jequiriçá, Mutuípe, Lavra Diamantina e outros.

O primeiro desbravador de uma das regiões deste município foi o Sr. José Antonio Lopes Vieira, cuja região explorada tomou o seu nome, permanecendo-o até hoje.

Em 1910, chegou aqui a família Matos, composta dos irmãos: Leovegildo, Bernardino, Sinfônio e Inocêncio Rodrigues de Matos que, com árduo trabalho, começaram a desbravar as matas, abrindo os primeiros claros.

Sentindo a necessidade de educar seus filhos, o Sr. Bernardino Rodrigues de Matos, organizou a primeira escola particular na fazenda denominada Floresta. Essa escola, motivou outros fazendeiros da região a fazerem o mesmo.

Mais tarde, atendendo à necessidade dos próprios filhos e de outras famílias, foi criado o Instituto Florestal, que teve como diretor o pastor Abílio Pereira Gomes, homem de grande capacidade e cultura.

A Vila de Água Fria atraiu muitos moradores de outros municípios, motivados pela lavoura do café e durante muito tempo tornou-se próspera.

Sendo a vila de Água Fria situada num local muito montanhoso, sem possibilidade de expandir, em 1940, após entendimentos com representantes políticos do distrito e autoridades locais, resolveu-se transferir o povoado para a fazenda Caldeirão, cujo nome foi mudado para Nova Canaã, nome de origem bíblica que significa "terra prometida". Essa transferência fez com que rapidamente prosperasse o comércio, etc. Sua principal cultura era o café e uma pecuária
bem desenvolvida.


Gentílico:

Formação Administrativa

Em 1925, forma-se um pequeno povoado que recebe o nome de Água Fria, pertencendo a Poções; e transformando-se depois em distrito por força do Decreto Estadual nº 9.490 de 24 de abril de 1935.

Por força da Lei Estadual nº 1.540 de 08/11/1961, publicada no Diário Oficial de 12/11/61, foi emancipado o Município de Nova Canaã, desmembrado do Município de Poções.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade