Santa Rosa De Lima

História de Santa Rosa De Lima - SC

Santa Rosa de Lima
Santa Catarina - SC

Fundado em 10 de maio de 1962, o município de Santa Rosa de Lima deve boa parte de sua história aos colonizadores alemães e imigrantes italianos que, no início do século XX, foram trazidos à Santa Catarina para proteger os carregamentos de "charque" (carne de sol) vindos do Rio Grande do Sul em direção a São Paulo.

A presença de índios das tribos Botocudos e Aiwekomas na chamada "rota do charque" dificultava o avanço das caravanas e impedia que a carne de sol, trazida do extremo sul do Brasil no lombo de mulas, chegasse ao seu destino.

Para solucionar o problema, os governos da época decidiram doar terras aos imigrantes, gerando desta forma sérios conflitos entre índios e colonos, que acabaram por dizimar todos os índios da região.

Os primeiros moradores foram os açorianos e alemães. A partir de 1920 os alemães predominaram. Cerca de 75% das famílias eram e são dessa etnia. Trabalhavam na agricultura que era diversificada e 90% sustentável.

O povo preservava e falava a língua alemã, porém, a partir da repressão do governo, durante as guerras mundiais, a população ficou assustada. Muitas bibliografias, fotografias e objetos que marcavam a cultura alemã foram destruídos.

O nome de Santa Rosa de Lima surge, a partir da doação da imagem de Santa Rosa pelas famílias que construíram a primeira capela, em 1919, sendo escolhida também, como padroeira da cidade. Por existir Santa Rosa no Rio Grande do Sul, acrescentaram "de Lima", cidade natal da Santa.

Com a criação do município de Rio Fortuna em 1958, algumas lideranças iniciaram mais fortemente a luta pela criação do distrito de Santa Rosa de Lima e, consequentemente, a emancipação política deste.

Gentílico: santa rosa limense

Os principais líderes da época, motivados pela idéia do então deputado de região de Braço do Norte, fizeram nascer o município de Santa Rosa de Lima, instituída pela lei de criação nº 823, de 10 de maio de 1962.

O município foi instalado no dia 30 de maio de 1962, pelo decreto nº 1551.