Penha

História de Penha - SC

Penha Santa Catarina - SC
:
PENHA, Berço nativo dos índios Carijós , o marco inicial do povoado foi a construção da Capela de São João Batista, em 1759 no local denominado Itapocoroy ( derivado do guarani Itapocorá, cujo sentido define como sendo parecido com um muro de pedra). A região de Penha foi colonizada a partir do século XVIII com a invasão pelos espanhóis da ilha de santa Catarina ( Florianópolis ), por pescadores portugueses -na maioria açorianos ­fugindo dos invasores e que procuravam novos locais para a caça e beneficiamento de baleias. A Armação do Itapocoroy tornou-se então sede, na época , de uma das maiores armações baleeiras do sul do Brasil. A comunidade de Itapocoroy, por ter status de armação baleeira e sendo; portanto, um empreendimento particular, não pode ser elevada à freguesia durante o período em funcionamento como empreendimento empresarial.

Uma nova comunidade, criada a seis quilômetros da Armação por moradores deslocados de núcleos de itapocoroy, teve progresso suficiente para ser elevada à categoria de freguesia em 23 de março de 1839, com o nome de Freguesia de Nossa Senhora da Penha do Itapocoroy. No século XIX a caça da baleia entrou em crise e foi substituída pela pesca artesanal e comércio rudimentar como substência. Penha assume em definitivo a liderança como a sede da comunidade. No dia 21 de junho de 1958 foi elevada à categoria de município, efetivamente instalado em 19 de julho do mesmo ano.

Gentílico: penhense

Formação Administrativa:
Distrito criado com a denominação de Penha de Itapocoroí, pela lei provincial nº 109, de 23-03-1839, subordinado ao município de Itajaí. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Penha de Itapocoroí figura no município de Itajaí. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, figura no município de Itajaí,
o distrito então denominado Penha ex-Penha de Itapocoroí. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Penha figura no município de Itajaí.

Elevado à categoria de município com a denominação de Penha, pela lei estadual nº 348, de 21-06-1958, desmembrado de Itajaí. Sede no antigo distrito de Penha. Constituído de distrito sede. Instalado em 19-07-1958.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.