Macieira

História de Macieira - SC

Macieira Santa Catarina - SC

:

Os antecedentes históricos de Macieira têm por marco a chegada de jagunços, por volta de 1890, únicos habitantes do lugar, que lidavam com plantação de milho , feijão e trigo.

Mais tarde, em torno de 1935, vieram algumas famílias italianas e alemães como: Raimundo Mendes, José Colombo, Augusto Royer, Francisco Schuh, vindos do Rio Grande do Sul e posteriormente de Urussanga e Lages.

A origem do nome de Macieira, prende-se ao fato de os colonizadores construírem suas casas perto de três enormes e vistosos pés de maçã. Casas de estilo exótico parecidas com paióis, por esse fato o povoado era conhecido por PAIOL DE MACIEIRA.

Em 1952, Macieira tornou-se Distrito de Caçador, localizando-se a uma distância de 48 km da sede, o que dificultava a sua manutenção.

A comunidade crescia e as dificuldades também.

Em 1972, nascia o movimento popular para formar um novo município, seguir seu próprio caminho, a fim de suprir suas deficiências e dificuldades.

De 1972 a 1992, foram organizadas Comissões, compostas de pessoas da Comunidade, com o propósito de Emancipar o Distrito.

Exatamente no dia 30 de março de 1992, através da Lei nº 8.560, fica criado o município de Macieira, desmembrado do município de Caçador.

Gentílico: Macieirnse

Formação Administrativa:

Distrito criado com a denominação de Macieira, pela lei municipal nº 7, de 30-06­1953, com terras desmembrada do distrito de Taquara Verde, subordinado ao município de Caçador.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Macieira, permanece no município de Caçador.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Macieira, pela lei estadual nº 8560, de 30-03-1992, desmembrado de Caçador. Sede no antigo distrito de Macieira. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.