Jaborá

História de Jaborá - SC

Jaborá
Santa Catarina - SC

Quem viesse morar em nossa região antes de 1916, era por conta e risco próprios. Aqui era uma ″Terra de Ninguém″, para onde se dirigiam os foragidos da Lei e onde mandava a Winchester. As áreas de campos eram ocupadas por fazendas de criação de gado. As áreas de floresta eram praticamente despovoadas; só ocupadas pelos itinerantes sertanejos excluídos da posse de terras que vimos nos capítulos anteriores.

Agostinho Sartori, certamente, foi um dos que penetrou neste território por sua conta e risco, talvez 1912. Estabeleceu-se na localidade, hoje, São Miguel, município de Jaborá, onde seus descendentes ainda residem.

Outros pioneiros dde Jaborá foram Angelo Poyer, Vergílio Branco de Camargo e Pedro Albarello.

A respeito do significado da palavra ″Jaborá″, pairam muitas dúvidas. Alguns dizem que em tupi-guarani é o nome de uma planta, outros dizem que significa: ″aquele que faz.″

Distrito criado com a denominação de Jaborá, pela Lei Estadual n.º 941, de 31-12-1943, subordinado ao município de Joaçaba.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Jaborá, figura no município de Joborá.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jaborá pela Lei Estadual n.º 915, de 11-09-1963, desmembrado de Joaçaba. Sede no antigo distrito de Jaborá. Constituído do distrito sede. Instalado em 29-12-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.