Guaraciaba

História de Guaraciaba - SC

O início da história do município de Guaraciaba recua-se a registros históricos e atos administrativos anteriores ao descobrimento do Brasil, fundamentado no Tratado de Tordesilhas em 1494. Com a criação de Chapecó, pela lei nº 1147, no ano de 1917, deu início aos desmembramentos, incluindo Guaraciaba.

Foi na década de 1940 que iniciou a colonização das terras que hoje pertecem a Guaraciaba. Em 02 de setembro de 1945, o Padre Aurélio Canzi celebrou a primeira missa na nova localidade, dando-lhe o nome de Guaraciaba, que na língua Tupi-Guarani significa Raio de Luz. Pela lei nº 733 de 20 de julho de 1961, foi criado o município de Guaraciaba, desmembrando-se de São Miguel do Oeste, juntamente com o território que hoje é Anchieta. A instalação oficial do município ocorreu em 01 de outubro de 1961.

POPULAÇÃO

A colonização de Guaraciaba foi realizada predominantemente por alemães e italianos. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de 2000, Guaraciaba tem hoje uma população de 11.031 habitantes. Destes 40% residem no meio urbano e 60% no meio rural.

COMUNIDADES

O município conta com 40 comunidades: Laranjeira, Sede Ouro Verde, Vinte e Quatro, São Vicente, Mirim, Welter, Perondi, São Luiz, Liso Baixo, Liso Alto, Indiozinho, Barra do Traíra, São Domingos, Encantado, Cordilheira, Daltro Filho, Guatapará Baixo, Santo Antônio, Jataí, Salete, São João, Póca, Santa Bárbara, Sanga Bonita, Ferreira, Sede Flores, Tigre, São Roque, Três Sangas, Aparecida, Olímpio, São Valentim, Flores da Cunha, Índio, Barra do Guaraciaba, Caravágio, Pelegrini, Guataparema, Castelo Branco e Guatapará Alto.