Três Coroas

Rio Grande do Sul

História de Três Coroas - RS

Três Coroas situa-se no Vale do Paranhana e seus primeiros colonizadores foram de origem alemã, que vieram de São Leopoldo e depois, já neste século, vieram colonos de origem italiana que vindos de Caxias do Sul, fixando residência no vale, principalmente Quilombo e Linha Vinte e Oito, bairros de Três Coroas.

A população lusa somente começou a fixar residência aqui, em maior número, provinda da serra, Cambará do Sul e São Francisco de Paula. É admirável a harmonia reinante no município entre esses vários elementos raciais.

Desde sua fundação, o lugar já teve várias denominações: Linha dos últimos Alemães, Vale ou Colônia de Santa Maria, Santa Maria de Cima, Santa Maria do Mundo Novo, e quando criou distrito, simplesmente: MUNDO NOVO, e por último Três Coroas. Deu origem ao nome atual um pinheiro com três troncos e copas (coroas) que existia no vale do Arroio Kampf.

Em 31/03/1938 Mundo Novo foi elevada a categoria de Vila, pela Lei Federal nº 7199, entretanto, já em 1903 foi iniciada campanha da criação do Distrito do Mundo Novo, com o batalhador Germano Volkart que viu seus anseios coroados de êxito em 10/11/1904, pela Lei Municipal nº 86A , foi criado o Distrito de Mundo Novo, sendo o 4º Distrito de Taquara. O município de Três Coroas foi instituído oficialmente em 12/05/1959 pela Lei Estadual nº 3741.

A transferência de administração do Ex-distrito de Três Coroas para a Comissão Emancipadora ocorreu no Gabinete do Prefeito de Taquara no dia 15/06/1959, sendo que a primeira eleição no município foi em 08/11/1959 e o primeiro prefeito de Três Coroas foi o Sr. Affonso Saul.

Três Coroas é uma cidade localizada junto a Rodovia RS 115 que liga Taquara a Gramado, sendo a última cidade do Vale do Paranhana que antecede a Serra Gaúcha, distante 92 km de Porto Alegre e 20 Km de Gramado. Sua economia é baseada na indústria calçadista e sua colonização é de maioria alemã, vinda do final do século XIX. A cidade é banhada pelo Rio Paranhana e cercada de montanhas, muitas ainda com mata nativa preservada. Por este motivo, a cidade é conhecida por " Cidade Verde ".