Sério

História de Sério - RS

HISTÓRIA

Uma das versões para o nome do município diz que os imigrantes italianos, ao chegarem, fixaram moradia ao lado de um riacho calmo e sereno ao qual deram o nome de "Sério", similar a um rio na Itália.

Outra versão, diz que o nome "Sério" é oriundo do nome do doador das terras, senhor Antônio Franciosi que tinha o apelido de "Sério". Ao que tudo indica, este nome surgiu pelo fato de o senhor Antônio ter nascido ou morado na Itália, às margens de um rio muito calmo com o apelido de "Sério".

Antigamente, os habitantes eram conhecidos como "o povo das terras do Sério", o apelido pegou, transformando-se no nome do município.

CARACTERÍSTICAS

A população total do município era de 2.399 de habitantes, de acordo com a Contagem da População do IBGE (2007).

Sua Área é de 100 km², representando 0.0371% do Estado, 0.0177% da Região e 0.0012% de todo o território brasileiro.

Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.756 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)

Gentílico: Seriense
Data Criação: 20/3/1992