Pontão

Rio Grande do Sul

História de Pontão - RS

Teve sua origem na divisa de duas propriedades: Cedro, do Coronel Barroso e Sarandi, de propriedade do Cap. João Vergueiro.

Em 1894, Pontão era um povoado situado na ponta da fazenda Sarandi, daí seu nome, que em 1906 foi vendida a José Lapido, Luís Mourino e Júlio de Mailhos, uruguaios.

Pontão era o antigo caminho por onde passavam tropeiros com destino a Sorocaba-SP, com grandes tropas de muares. Esse fato fez com que surgisse hospedarias e o povoado começou a crescer.

O nome do município é originário de uma Ponta de Mato que avança sobre o campo, ponto de passagem e acampamento dos antigos tropeiros de mula.

Distrito criado com a denominação de Pontão, pela Lei Municipal n.º 1.214, de 07-06-1966, subordinado ao município de Passo Fundo.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito figura no município de Passo Fundo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pontão, pela Lei Estadual n.º 9.604, de 20-03-1992, desmembrado de Passo Fundo, Sarandi, Ronda Alta e Carazinho. Sede no antigo distrito de Pontão. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Pela Lei Municipal n.º 104, de 12-07-1994, é criado o distrito de Sagrista e anexado ao município de Pontão.

Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído de 2 distritos: Pontão e Sagrista.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.