Pirapó

Rio Grande do Sul

História de Pirapó - RS

Em linguagem Tupi-Guarani significa Salto do Peixe, certamente devido a abundância de peixes que havia no passado e que saltavam magistralmente as cachoeiras do Rio Ijuí, no Salto Pirapó.

Com a chegada da primeira família, de Henrique Sommer, em 1903 e dos primeiros imigrantes alemães, em 1904, deu-se início a colonização. Esta cultura permitiu que espaços culturais fossem deixados no legado da história Pirapoense, como a Igreja em estilo gótico e a Casa Canônica com seus belos adereços, a Casa de Cultura, em estilo enxaimel germânico, a Praça Municipal com a exposição de equipamentos históricos: como a máquina a vapor que era usada na produção de energia através da água e do fogo em uma serraria por volta da década de 70 e o prédio, restaurado, em estilo enxaimel que abriga a sede da Polícia Civil e Militar.

Distrito criado com a denominação de Pirapó (ex-localidade), pela Lei Municipal n.º 226, de 11-11-1980, subordinado ao município de São Nicolau.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de Pirapó, figura no município de São Nicolau.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pirapó, pela Lei Estadual n.º 8.425, de 30-11-1987, desmembrado dos municípios de São Nicolau e São Luiz Gonzaga. Sede no antigo distrito de Pirapó. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 1991, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.