Não Me Toque

História de Não Me Toque - RS

Não-Me Toque-RS
Hitória:
A área onde está localizado o município de Não Me Toque pertenceu sucessivamente aos municípios de Rio Pardo, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Passo Fundo e Carazinho. Quando foi fundada a Colônia de Alto Jacuí. Em 1897, o território pertencia ao município de Passo Fundo. As terras de hoje município de Não Me Toque, como em outros municípios da região tiveram a presença dos índios como primeiros habitantes nativos.

Entre as várias versões que explicam a origem de "Não Me Toque" encontram-se: um arbusto de tronco curto recoberto de espinhos popularmente conhecido como "não me toque", muito abundante na região e na época da colonização ítalo-germânica. A expressão "não me toque nestas terras", ou Planta não me toque, "não me toque daqui", ditas por um fazendeiro português referindo-se a sua grande fazenda, da qual nunca pretendia se desfazer.

Não Me Toque, já foi conhecida como "capital da Lavoura Mecanizada". Entre a variedade de culturas e a produção de boas sementes, o trigo foi considerado por muitos anos o "cereal rei" das plantações, inspirando municípios a optarem pela troca do nome de Não Me Toque para Campo Real (1971). Depois de intensas campanhas a população, através de um plebiscito optou pelo nome de "Não Me Toque" em 1976.