Muçum

História de Muçum - RS

HISTÓRIA

O nome "Muçum" teve origem, nos primórdios de 1889-1900, quando os primeiros habitantes desbravavam a região coberta de mata virgem. "Muçum", para aqueles habitantes, era uma cachoeira existente no Rio Taquari, onde abundava uma espécie de peixe, chamado Mussum, o que serviu entre os marinheiros e viajantes para identificar também, o nome do povoado existente.

Posteriormente, com a criação do distrito (1905), a localidade passou a denominar-se "General Osório". Em 1938, em virtude da Lei Estadual, que proibia a existência de duas localidades com o mesmo nome, já na categoria de vila, voltou a adotar o primitivo nome "Muçum", que continua sendo usado.

O povoamento da região, que constitui hoje o município de Muçum, começou por volta do século XIX, com o estabelecimento dos primitivos colonizadores de origem lusa, italiana, alemã e polonesa, que compraram suas terras através da Comissão de Terras e Colonização em Guaporé. O Rio Taquari foi de suma importância na migração dos primeiros colonizadores.

Os primitivos habitantes do território de Muçum, à época do Descobrimento do Brasil, eram os índios. Em 1633 os jesuítas visitaram a região.

Em 1888 chegaram os primeiros imigrantes italianos, alemães, franceses e poloneses, que colonizaram o território.

Esta grande gleba de terra pertencia a Antonio Fialho de Vargas, Joaquim Fialho de Vargas e outros.

Em 1957, deu-se início ao movimento Pró-Emancipação e em 18 de fevereiro de 1959 cria-se o município, pela Lei nº 3.729.

Em 23 de maio de 1959 aconteceu a 1ª Eleição Municipal e em 31 de maio do mesmo ano, houve a instalação oficial do município de Muçum.

CARACTERÍSTICAS

A população total do município é de 4.574 de habitantes (Contagem da População 2007).

Sua área é de 110,89 km², representando 0.0412% do Estado, 0.0197% da Região e 0.0013% de todo o território brasileiro.

Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.824 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)

Gentílico: Muçunense
Data de criação: 18/2/1959 (Lei nº . 3729)
Ano de Instalação: 1959
Microrregião: Lajeado-Estrela
Mesorregião: Centro Oriental Rio-Grandense
Altitude da Sede: 77 m
Distância à Capital: 114,47Km

- Aspectos Físicos

Muçum localiza-se no Vale do Taquari, expandindo-se ao Norte em direção às montanhas, que pertencem à região. O município é formado por localidades como Brás Scharlau (pronunciado pelos imigrantes italianos brasharéu), Linha Treze de Maio e Linha 28 de Setembro.

- Economia

Com a economia baseada na produção primária, o município volta-se para o turismo, na exploração de suas belezas naturais e arquitetônicas, além de práticas esportivas.

Destaca-se a atividade industrial com o beneficiamento de couros, o que representa a maior força econômica do município. É a única cidade do Estado do Rio Grande do Sul a produzir o couro em verniz, exportado para os países europeus e asiáticos.

A avicultura é outra atividade, com uma produção anual de 2,1 milhões de frangos. Na agricultura destaca-se o cultivo de soja, milho e fumo, além do incentivo à citricultura. Muçum possui propriedades rurais distribuídas em minifúndios. As áreas mais produtivas estão nos vales dos rios Taquari e Guaporé.

- Cultura

Muçum caracteriza-se pela colonização italiana (grande parte), sendo a maioria das famílias de origem vêneta.

O canto, a dança e o folclore sempre estiveram presentes no desenvolvimento do município. O folclore italiano está em evidência no Grupo La Barca. O sincronismo da chula e o sentimento da declamação estão presentes na Invernada Artística do CTG Sentinela da Tradição. Já o Coral Municipal leva o seu canto a todo o povo gaúcho.