Maratá

História de Maratá - RS

Sua colonização inicia em 1856, quando imigrantes alemães, desembarcados em São Leopoldo, se instalam nas margens do Arroio Maratá, motivados pela beleza do lugar e pela fertilidade do solo.

Dez anos depois, em 1866, em Maratá já viviam 80 famílias de agricultores. O mérito da empreitada colonizatória deve-se aos colonos-empresários Andreas Kochenborger, Friederich Schreiner e o irmão deste, João Pedro Schreiner, contratados em Baumschneis (Dois Irmãos), a mando do sesmeiro português Apolinário Pereira de Moraes, o primeiro proprietário de terras que as dividiu em 120 lotes, para vender somente a colonos alemães.

Andréas Kochenborger foi o pioneiro no desenvolvimento industrial e comercial de Maratá. Para escoar a rica produção agropecuária regional, chegou a implantar um serviço de navegação através do Arroio Maratá até o Rio Caí e dali para Porto Alegre. Em 1909, com a inauguração da ferrovia Novo Hamburgo Caxias do Sul, o povoado ganhou notável impulso, tornando-se pólo regional para a comercialização das riquezas primárias. Paralelamente, os pioneiros também impulsionaram o desenvolvimento cultural e educacional, destacando-se a família Rücker, natural da Silésia.

Recebeu esse nome devido ao Arroio Maratá. É um termo indígena que significa lugar onde os elementos água e solo, entram em choque, num eterno combate em homenagem à natureza.

Distrito criado com a denominação de Estação Maratá, pelo Ato Municipal de 23-08-1892, subordinado ao município de São João do Montenegro.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Estação Maratá, figura no município São João do Montenegro.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto Estadual n.º 7.199, 31-03-1938, o distrito de Estação Maratá foi simplificado para Maratá o município de São João do Montenegro a chamar-se simplesmente Montenegro.

No quadro fixado para vigorara no período de 1939-1943, o distrito de Maratá (ex-Estação Maratá), figura no município de Montenegro (ex-São João do Montenegro).

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Maratá permanece no município de Montenegro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Pela Lei Estadual n.º 8.556, de 11-04-1988, o distrito de Maratá, foi transferido do município de Montenegro para o novo município de Brochier.

Em divisão territorial datada de 1988, o distrito de Maratá figura no Brochier.

Elevado à categoria de município com a denominação de Maratá, pela Lei Estadual n.º 9.622, de 20-03-1992, desmembrado do município de Brochier. Sede no antigo distrito de Maratá. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.