Fortaleza Dos Valos

Rio Grande do Sul

História de Fortaleza Dos Valos - RS

Fortaleza dos Valos Rio Grande do Sul RS

É tarefa difícil e complexa situar a origem de Fortaleza dos Valos num quadro histórico mais amplo, já que não há um marco de referência preciso. A origem de seu nome é relacionada a enormes valos abertos pelos índios em torno de uma Fortaleza Jesuítica. Outra versão assegura ter a Fazenda Fortaleza abrigado revolucionários em 1893, com escaramuças entre republicanos e federalistas, que abriam valos para lhes servirem de trincheiras.

As duas versões foram deixadas pelos primeiros habitantes, os lusos brasileiros. Segundo o mais antigo morador, nascido em 1900 senhor Salomão Marques de Matos, a origem mais remota conta que antigos índios guaranis que certamente habitavam esta área, foram os primeiros desbravadores dos rincões de Fortaleza dos Valos, e que estes lugares tenham sido chamados de Fortaleza.

Outra ainda é que na construção da Fazenda Fortaleza os valos eram feitos para separar as invernadas de gado. É bem plausíveil, tendo em vista que na época não havia cercas de arame para separar o gado, ainda existe na localidade alguns valos que comprovam isso. Entende-se que a colonização, tenha sido realizada principalmente por colonos italianos.

Por volta de 1922, foi iniciada a colonização.

Os primeiros colonos eram italianos procedentes de Nova Palma e alemães vindos do Alto Uruguai e da Europa.

Gentílico: fortalezense

O DISTRITO foi criado em 22 de novembro de 1951.

Por Lei Estadual Nr. 7.648 de 03.05.1982 é criado o município.

Em 31 de janeiro de 1983 é instalado o município desmembrado de Cruz Alta.

Por Lei Municipal nr. 403 de 04-05-1992 é criado o distrito de Fazenda Colorados.

Assim permanecendo até 2007.