Derrubadas

História de Derrubadas - RS

Derrubadas
Rio Grande do Sul - RS

Em 1834, a região integrava o município de Cruz Alta que, na época, abrangia toda Região Celeiro, Passo Fundo e Santa Maria.

Em 1931, o então General Flores da Cunha, como Interventor do Estado, sendo conterrâneo e amigo de Pedro Garcia, deu à este a concessão para explorar e extrair madeira de lei na zona da serra do Pari". Em 1939, deram a este lugar o nome de "Derrubadas", como referência à derrubada das árvores de madeira de lei.

Distrito criado com a denominação de Derrubadas (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 34, de 10-03-1956, subordinado ao município de Tenente Portela.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Derrubadas figura no município de Tenente Portela.

Elevado à categoria de município com a denominação de Derrubadas, pela Lei Estadual n.º 9.576, de 20-03-1992, desmembrado de Tenente Portela. Sede no antigo distrito de Derrubadas. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.