Capão Bonito Do Sul

História de Capão Bonito Do Sul - RS

Capão Bonito do Sul
Rio Grande do Sul - RS

A trajetória do município de Capão Bonito do Sul, iniciou-se em 31 de dezembro de 1954, quando teve sua elevação a subdistrito.

O nome de Capão significa pequeno bosque com nascente. Recebeu esse nome pois existiam vestígios de casas subterrâneas de autóctones à cerca de 10 mil anos atrás e surgiu em virtude de um belo capão de araucária existente nas imediações da cidade. Do sul devido a outro município com o mesmo nome.

Distrito criado com a denominação de Capão Bonito, em 05-02-1990.

Elevado à categoria de município com a denominação de Capão Bonito do Sul, pela lei estadual nº 10742, de 18-04-1996, desmembrado de Lagoa Vermelha. Sede no antigo distrito de Capão Bonito, atual Capão Bonito do Sul. Constituído do distrito Sede. Instalado em 01-01-2001.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei nº 29, de 09-05-2001, é criado o distrito de Barretos e anexado ao município de Capão Bonito do Sul.

Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 2 distritos: Capão Bonito do Sul e Barretos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.