Itiúba

História de Itiúba - BA

Itiúba
Bahia - BA

O território do atual Município era habitado pela tribo indígena dos Caricás quando os primeiros colonizadores ali chegaram. Os primitivos habitantes deram ao local a denominação de Itiúba.

Segundo uma versão, o início da colonização se deu com a chegada dos portugueses da Casa da Torre e segundo outra, com os colonos provenientes de Inhambupe, Alagoinhas e Cachoeira.

Quanto a origem do nome da serra, da qual se originou o nome do município, há opiniões diversas: uns acham que se tenha derivado da expressão tupi-guarani - tuyba - que significa "abelha dourada", conforme Teodoro Sampaio e que teria derivado Itiúba; outros, que o termo tenha derivado da palavra "itiuba", que na língua indígena quer dizer "água da pedra".

Gentílico:

No final do século XVII, o território fazia parte da Freguesia Velha de Santo Antonio de Jacobina. Transformada depois em "julgado", teria sido incorporado ao Arraial do Senhor do Bonfim da Tapera, em 1697. O fato consta da Carta Régia assinada por D. Fernando José de Portugal, em 08 de julho de 1697 e dirigida ao ouvidor de Jacobina.

Pela Resolução Provincial nº 1.005, de 16 de março de 1868, foi elevado à categoria de freguesia subordinada à Vila Nova da Rainha (atual município de Senhor do Bonfim). Em 1884, sua subordinação transferiu-se para a Vila Bela de Santo Antonio das Queimadas.

Ao mesmo tempo, a partir de 1860 desenvolveu-se uma povoação na fazenda Salgada (situada no sopé da serra de Itiúba), que em 1880 viria a ser transformada em Arraial de Itiúba.

Pelo Decreto Estadual nº 9.322 de 18 de janeiro de 1935 foi criado o Município, com território desmembrado de Queimadas, e o Arraial elevado à categoria de Cidade.