Cambará Do Sul

História de Cambará Do Sul - RS

Cambará do Sul
Rio Grande do Sul - RS

A região foi povoada a partir da doação de 20 hectáres de terra à Igreja, por Dona Úrsula Maria da Conceição, em 17 de abril de 1864, como pagamento de uma promessa ao padroeiro São José.

A palavra Cambará em tupi-guarani significa "Folha de Casca Rugosa". É uma árvore preciosa por sua beleza ornamental, madeira de muito cerne e folhas medicinais.

Distrito criado com a denominação de Cambará, pela Lei Municipal n.º 134, de 21-10-1950, com território desmembrado do distrito de Tainhas, subordinado ao município de São Francisco de Paula.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Cambará, figura no município de São Francisco de Paula.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cambará do Sul, pela Lei Estadual n.º 4.678, de 20-12-1963, desmembrado do município de São Francisco de Paula. Criado com área do extinto distrito de Osvaldo Kroff. Sede no atual distrito Cambará do Sul (ex-Cambará). Constituído do distrito sede. Instalado em 31-05-1965.

Pela Lei Municipal n.º 29, de 02-09-1965, foram criados os distritos de Bom Retiro e Osvaldo Kroeff e anexado ao município de Cambará do Sul.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 3 distritos: Cambará do Sul, Bom Retiro e Osvaldo Kroeff.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Cambará para Cambará do Sul, alterado pela Lei Estadual n.º 4.678, de 20-12-1963.