Brochier

História de Brochier - RS

Brochier
Rio Grande do Sul - RS

No ano de 1832, chegavam da Europa os irmãos João Honório e Augusto Brochier, que pretendiam estabelecer-se em São João do Montenegro. Como as pretendidas terras haviam sido vendidas a terceiros, desbravaram a mata e adentraram 25km além da atual cidade de Montenegro, estabelecendo-se às margens de um arroio, cujas nascentes se situam no chamado "Morro Paris", desaguando no Arroio Maratá.

Com o passar do tempo, tanto o arroio como o núcleo populacional receberam o nome dos colonizadores: Brochier.

A partir de 1987, as vilas de Brochier e Maratá, dois distritos de Montenegro, iguais em potencialidades e situados próximo um ao outro, iniciaram seu processo emancipacionista. A luta pela emancipação aproximou as duas comunidades que, com o propósito de somar esforços, decidiram formar um único e novo município, denominado Brochier do Maratá.

Distrito criado com a denominação de Brochiers, pela Lei Municipal de 23-08-1892, subordinado ao município de São João do Montenegro.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Brochiers, figura no município de São João do Montenegro.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto Estadual n.º 7.199, de 31-03-1938, o distrito de Brochiers passou a grafar Brochier o município de São João do Montenegro a chamar-se simplesmente Montenegro.

No quadro fixado apara vigorar no período de 1939-1943, o distrito Brochier (ex-Brochiers), figura no município de Montenegro (ex-São João do Montenegro).

Em divisão territorial 1-VII-1960, o distrito de Brochier, permanece no município São João do Montenegro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Elevado à categoria de município com a denominação de Brochier, pela Lei Estadual n.º 8.556, de 11-04-1988, desmembrado de Montenegro. Sede no antigo distrito de Brochier. Constituído de 2 distritos: Brochier e Maratá, ambos desmembrados do município de Montenegro. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 1991, o município é constituído de 2 distritos: Brochier e Maratá
Pela Lei Estadual n.º 9.622, de 20-03-1992, desmembra do município de Brochier o distrito de Marata. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração Toponímica Distrital

Brochiers para Brochier, teve sua grafia, alterada pelo Decreto Estadual n.º 7.199, de 31-03-1938.