Itatim

História de Itatim - BA

Itatim
Bahia - BA

O Município de Itatim foi emancipado em 13 de junho de 1989, desmembrado do antigo Município de Santa Terezinha.

Esse desmembramento se deu através da Lei Estadual, nº 5015, de 13 de junho de 1989, publicada no Diário Oficial, em 14 de junho do mesmo ano.

O nome "itatim" veio do tupi-guarani em que Ita significa Pedra e o sufixo tim significa Aguda (Pedra Aguda), em alusão a uma elevação (monte) com essa forma, localizada próxima da cidade.

Em épocas passadas, os primeiros moradores foram compostos pelas famílias dos senhores José Rufino Santana, José Vieira Gomes, Aristóteles Carneiro, Leolino Rebouças e a senhora Maria Aurina Rebouças.

O primeiro aldeamento onde hoje se encontra a cidade, chamava-se Tanquinho em referencia a um tanque de formação rochosa e que ainda hoje se encontra próximo da zona urbana.

Gentílico: itatinhense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Itatim, Pela Lei Estadual nº 5015, de 13-06-1989, desmembrado de Santa Terezinha e Iaçu. Sede no atual distrito de Itatim (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1990.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.