Nova União

Rondônia

História de Nova União - RO

O município originou-se do vilarejo que em 1982 foi promovido a NUAR - Núcleo Urbano de Apoio Rural, parte integrada do Pólo Noroeste.

O NUAR foi instalado num lugar estratégico do Projeto Integrado de Colonização Ouro Preto em uma área de 40 hectares, local onde se concentraria mais tarde serviços básicos de saúde, educação, comércio, extensão rural, agências e organismo governamentais, inclusive bancários (BERON), para dar suporte aos moradores dos lotes rurais.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Nova União, pela Lei Estadual n.º 566, de 22-06-1994, desmembrado de Ouro Preto do Oeste. Sede no atual distrito de Nova União (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 24-06-1995.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.