Corumbiara

Rondônia

História de Corumbiara - RO

A colonização do município de Corumbiara teve início com a chegada de colonos que tomariam posse dos lotes rurais doados pelo INCRA, em 1980 através do NUAR Nova Esperança, integrante do Projeto de Colonização Paulo Assis Ribeiro.

Os primeiros habitantes desse município foram o índios que, a partir de 1980, evadiram-se da região com a chegada do homem branco. Atualmente, a população é constituída, grande parte, da miscigenação de diferentes povos vindos de outras regiões do país.

O nome de Corumbiara é devido à existência, no passado, de uma tribo de índios com esse mesmo nome que habitavam a margem do Rio Corumbiara.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Corumbiara, pela Lei Estadual n.º 377, de 13-02-1992, desmembrado dos municípios de Colorado do Oeste e Vilhena. Sede no atual distrito de Corumbiara (ex-localidade de Nova Esperança do município de Colorado do Oeste). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.