Vitorino

Paraná

História de Vitorino - PR

O município de Vitorino teve como origem um entreposto que ficava no caminho percorrido pelas tropas de burro, transportando mercadorias entre Barracão e Clevelândia, no período de 1920 a 1925.

A construção da chamada Estrada Estratégica estimulou a vinda de emigrantes oriundos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, atraídos pela abundância e fertilidade da terra e pela possibilidade da exploração da madeira existente.

O topônimo adotado teve origem no rio do mesmo nome que banha o município.

Distrito criado com a denominação de Vitorino, pela Lei Estadual n.º 790, de 14-11-1951, subordinado ao município de Clevelândia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Vitorino, figura no município de Clevelândia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Vitorino, pela Lei Estadual n.º 4.245, de 25-07-1960, desmembrado do município de Clevelândia. Sede no antigo distrito de Vitorino. Constituído do distrito sede. Instalado em 29-11-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.