Nova Olímpia

Paraná

História de Nova Olímpia - PR

A fundação e colonização de Nova Olímpia são devidas especialmente a Moacir Loures Pacheco, proprietário de uma gleba no setentrião paranaense.

Em 1959, ao chegar no local, Moacir Loures Pacheco encontrou apenas a mata virgem, providenciando de imediato os primeiros trabalhos de medição e demarcação dos terrenos, visando à organização de um núcleo populacional que foi denominado Olímpia, em homenagem à esposa do fundador.

As primeiras famílias a se instalarem foram as de Wilson Teobald Rode, Diogo de Lima Filho, João Ferreira de Souza e Omar Laudino Alves.

Como o patrimônio não progredia no local onde foi iniciado, foi acertada a transferência do aglomerado urbano para região próxima e com melhores condições de desenvolvimento, passando a denominar-se, então, Nova Olímpia.

Devido ao notório e rápido desenvolvimento do novo local, em 1964 o patrimônio de Nova Olímpia foi elevado a distrito administrativo e judiciário e, em 1967, a município autônomo.

Distrito criado com a denominação de Nova Olímpia, pela Lei Estadual n.º 4.930, de 23-09-1964, subordinado ao município de Cidade Gaúcha.
Elevado à categoria de município com a denominação de Nova Olímpia, pela Lei Estadual n.º 5.704, de 13-11-1967, desmembrado de Cidade Gaúcha. Instalado em 15-12-1968.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.