Faxinal

Paraná

História de Faxinal - PR

Os primeiros desbravadores a fixaram residência na localidade em 1920, foram os senhores Cecílio Caetano dos Santos, João Vacheski, Evaldo Vekerkin e Francisco Leocádio dos Santos. Acompanhados das respectivas famílias, esses desbravadores construíram casas no outeiro onde hoje se localiza a sede do município de Faxinal.

A colonização da região de Faxinal é relativamente recente, embora existam indícios históricos de ocupação jesuítica às margens do rio Ivaí. Porém, apenas no século XX, após a década de trinta, é que a concessão de terras pelo governo do estado a uma colonizadora inglesa, propiciou a ocupação do território.

O nome faxinal significa campos abertos de matos curtos. Palavra formada pelo termo faxina, que vem do italiano fascina, designando região de campo entremeada de arvoredo e trecho alongado de campo que penetra na floresta ou ainda campo de pastagem cortado por arvoredo esguio (mato ralo constituído de pinhal, taquaral, erval etc.). O sufixo al origina-se do latim ale, significando coleção ou quantidade.

Quando se tornou Interventor Federal, Manoel Ribas determinou que fosse demarcada uma área de 40 mil alqueires de terras na região do atual município de Faxinal. A intenção era fundar, futuramente, uma cidade na região. Não demorou muito e a área de terras demarcada a pedido de Manoel Ribas foi desmembrada e transformada em lotes rurais produtivos.

O fato de se localizar às margens da estrada que ligava Ivaiporã a Apucarana proporcionou a Faxinal notável progresso.

Distrito criado com a denominação de Faxinal de São Sebastião, pelo Decreto Estadual n.º 1.435, de 25-06-1931, subordinado ao município de Tibagi.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Faxinal de São Sebastião permanece no município de Tibagi.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 7.573, de 20-10-1938, é transferido o distrito de Faxinal de São Francisco do município de Tibagi para o de Londrina. Sob o mesmo Decreto, o distrito de Faxinal de São Sebastião passou a denominar-se simplesmente São Sebastião.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de São Sebastião (ex-Faxinal de São Sebastião) figura no município de Londrina.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 199, de 30-12-1943, o distrito de São Sebastião passou a denominar-se Faxinal. Sob o mesmo Decreto é transferido o distrito de Faxinal do município de Londrina para o novo município de Apucarana.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Faxinal permanece no município de Apucarana.

Elevado à categoria de município com a denominação de Faxinal, pela Lei Estadual n.º 790, de 14-11-1951. Desmembrado de Apucarana. Sede no antigo distrito de Faxinal. Constituído do distrito sede. Instalado em 14-12-1952.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela Lei Estadual n.º 7.225, de 17-10-1979, foram criados os distritos de Crusmaltina, Nova Altamira, São Domingos e Vila Diniz e anexados ao município de Faxinal.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 5 distritos: Faxinal, Crusmaltina, Nova Altamira, São Domingos e Vila Diniz.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Pela Lei Estadual n.º 11.222, de 19-12-1995, é desmembrado do município de Faxinal o distrito Crusmaltina. Elevado à categoria de município com a denominação de Cruzmaltina.

Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído de 2 distritos: Faxinal e Nova Altamira.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.