Dois Vizinhos

Paraná

 

História de Dois Vizinhos - PR

Na década de 40, muitos gaúchos e catarinense atraídos pela facilidade de aquisição de terras, as quais eram obtidas pela simples demarcação, dirigiram-se até a Colônia Missões, área situada a oeste do rio Chopim, e aí tiravam sítios numa verdadeira aventura sem precedentes na história paranaense.

Instalaram-se assim os primeiros moradores nesta região, que era mata virgem, repleta de animais selvagens. Muitos caçadores convergiam para esta região em busca de peles que eram vendidas no Rio Grande do Sul.

A aventura era constante, sendo que a colonização se iniciava desordenadamente e, de regra, por pessoas que não dispunham de meios financeiros para suportar as despesas de se instalarem, sendo assim, plantavam milho e feijão, fazendo roças nas derrubadas de mato.

As terras onde o pinheiro era abundante eram desprezadas pela dificuldade causada na sua derrubada e porque se acreditava que eram terras menos férteis do que as cobertas por "mato branco.

Foram estes aventureiros do sul os primeiros moradores de Dois Vizinhos, que recebeu este nome em referência ao rio que passa nas proximidades da atual sede do município. Caçadores e pescadores que primeiro adentraram por estes sertões, que faziam muito uso da canoa, denominavam esse local assim: "Vamos nos encontrar lá onde os dois rios se encontram... o Rio Dois Vizinhos". No local havia duas casas de moradia, era aí o local de sesteada, onde deixavam seus apetrechos para daí partirem para caçadas e pescadas. Quando das andanças se encontravam, comentavam que tinham sesteado e seus apetrechos haviam ficado junto ao rio dos Dois Vizinhos. Um desses vizinhos era Marcos do Amaral.

Em 1941, descendo pelas águas do rio Chopim, estabeleceu-se na foz do Chopim o Sr. Atanázio Pires, o primeiro morador do Vale do Iguaçu, que aí se firmou com ânimo definitivo, sendo imediatamente seguido por Felipe Gaudinski e outros como: Ibraim Antônio Dias (Negrote), Osório Godinho, Ary Müller, Guilherme Guzzo, Frederico Galvan, José Perin, Arceno Gonçalves de Azevedo, Vergílio Neckel, Saraiva Piana, Guarany Correa Mello, Antonino Rosa, Fermino Martins, Umberto Pinzon dentre outros.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Dois Vizinhos, pela Lei Municipal n.º 26, de 26-04-1953, com terras desmembradas do distrito de Vargem Bonita, subordinado ao município de Pato Branco.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Dois Vizinhos, figura no município de Pato Branco.

Assim permanecendo em divisão territorial datada 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Dois Vizinhos, pela Lei Estadual 4.245, de 25-07-1960, desmembrado de Pato Branco. Sede no antigo distrito de Dois Vizinhos. Constituído de 2 distritos: Dois Vizinhos e Verê, ambos desmembrados do município de Pato Branco. Instalado em 28-11-1961.

Pela Lei Municipal n.º 37, 19-06-1963, é criado o distrito de Herveira e anexado ao município de Dois Vizinhos.

Pela Lei Municipal n.º 38, 19-06-1963, é criado o distrito de São Valentim e anexado ao município de Dois Vizinhos.

Pela Lei Municipal n.º 39, 19-06-1963, é criado o distrito de São Roque e anexado ao município de Dois Vizinhos.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Dois Vizinhos, São Roque e São Valentim.

Pela Lei Estadual n.º 5.259, de 13-01-1966, é criado o distrito de Boa Esperança do Iguaçu e anexado ao município de Dois Vizinhos.

Pela Lei Estadual n.º 5.635, de 13-09-1967, é criado o distrito de Cruzeiro do Iguaçu e anexado ao município de Dois Vizinhos.

Pela Lei Municipal n.º 9, de 19-12-1968, é extinto o distrito de Herveira, sendo seu território anexado ao distrito sede do município de Dois Vizinhos.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 5 distritos: Dois Vizinhos, Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, São Roque e São Valentim.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Pela Lei Estadual n.º 9.231, de 26-04-1990, é desmembrado do município de Dois Vizinhos o distrito de Boa Esperança do Iguaçu. Elevado à categoria de município.

Pela Lei Estadual n.º 9.232, de 26-04-1990, é desmembrado do município de Dois Vizinhos o distrito de Cruzeiro do Iguaçu. Elevado à categoria de município.

Pela Lei n.º 561, de 10-02-1992, é criado o distrito de Santa Lucia e anexado ao município de Dois Vizinhos.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído de 4 distritos: Dois Vizinhos, Santa Lucia, São Roque e São Valentim.

Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 2 distritos: Dois Vizinhos e Santa Lucia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade