Teresina

Piauí

História de Teresina - PI

Teresina começou a ser povoada no século XVII, com Domingos Jorge Velho e um grupo de bandeirantes, que estabeleceram uma feitoria e um criatório de gado. Em 1797 foi erguida a igreja de Nossa Senhora do Amparo, e sua fundação foi oficializada em 16 de agosto de 1852.

Com um projeto de criação inovador, elaborado por José Antônio Saraiva o Conselheiro Saraiva, Teresina tornou-se capital da província por sua localização mais central , bem como pela navegabilidade dos rios Poti e Parnaíba.
O nome da cidade foi uma homenagem à imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria sido a mediadora junto ao imperador Dom Pedro II para que a capital viesse a ser Teresina.

Elevado à categoria de vila e distrito com a denominação de Teresina, pelo Decreto de 06-07-1832, desmembrado das antigas vilas de Campo Maior e Valença. Sede na atual vila de Poti. Instalado em 21-11-1833.

Pela Lei Provincial n.º 140, de 29-11-1842, transfere a sede da povoação de vila de Poti Para Vila Nova de Poti.

Elevado à categoria de capital e cidade com a denominação de Teresina, pela Lei Provincial n.º 315, de 20-07-1852.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.