Matias Olímpio

Piauí

 

História de Matias Olímpio - PI

Matias Olímpio Piauí - PI


Os Primeiros habitantes de Matias Olímpio, antigo arraial do Saco, foram, por volta de 1900, os descendentes de cearenses e mestiços.

No período de 1910 a 1924, surgiram os pioneiros do comércio e da indústria, destacando-se o comerciante Moisés de Lima Percy, que instalou uma fábrica de beneficiamento de arroz e algodão.

Em 1925, Moisés Percy, José Ferreira e Manoel Liarth adquiriram terras, onde se encontra a atual Cidade e doaram-nas para a formação do Patrimônio de São Miguel Arcanjo, seu Padroeiro.

No governo de Matias Olímpio de Melo, em 1925, o arraial do Saco elevou-se à categoria de povoado, com a denominação de Matias Olímpio, em homenagem ao Governador. Na oportunidade, houve a criação da Agência da Prefeitura, da Agência Estadual e da Subdelegacia de Polícia, subordinadas ao Município de Luzilândia.

Por Ato do Prefeito Municipal de Luzilândia, criou-se no povoado, em 1950, uma Subprefeitura, com poderes para empregar no local, o valor dos tributos arrecadados. E, no ano de 1953, Matias Olímpio passou à categoria de Município.

Gentílico: matinense

Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Matias Olímpio, pela lei estadual nº 894, de 29 -10-1953, desmembrado de Luzilândia. Sede no atual distrito de Matias Olímpio ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-06-1954 .

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade