Abel Figueiredo

Pará

História de Abel Figueiredo - PA

O nome Abel Figueiredo foi concebido ao município emancipado em 1991, como homenagem a um político da região, Abel Figueiredo, de São João do Araguaia, cidade a qual o núcleo habitacional ficou sob a jurisdição até 1968.

A cidade de Abel Figueiredo tem sua origem no núcleo habitacional que se constituiu através da construção da rodovia PA-070, a partir de 1964. O km 92 da PA-070 foi o local onde o município surgiu. A construção dessa estrada atraiu grupos de pessoas para esta região, a maioria formado de imigrantes nordestinos.

Provavelmente, a formação da população composta por imigrantes explica uma das características de Abel Figueiredo: a falta de manifestações culturais próprias. A mais importante, e que é comum em cidades da Amazônia, é a cultura religiosa expressa pelo evento Círio de Nossa Senhora da Conceição, no mês de dezembro.

Elevado à categoria de município com a denominação de Abel Figueiredo, pela Lei Estadual n.º 5.708, de 21-12-1991, desmembrado de Bom Jesus do Tocantins. Sede no atual distrito de Abel Figueiredo (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01/01/1993.

Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo divisão territorial datada de 2007.