São Gonçalo Do Abaeté

História de São Gonçalo Do Abaeté - MG

São Gonçalo do Abaeté
Minas Gerais - MG

Por volta de 1713, em decorrência dos movimentos das entradas e bandeiras, inicia-se o povoamento da região de Paracatu. Negros fugidos de fazendas e lavras lá estabeleciam quilombos, contribuindo também para a ocupação daqueles sertões.

Em meados do século XVIII, uma expedição organizada por Manuel Pinto da Fonseca chega aos rios Indaiá e Abaeté. Em pouco tempo, a riqueza destes rios e de outros da região é confirmada com a presença de diamantes - além de ouro - em seus leitos. Para fins de fiscalização, a Coroa Portuguesa instalou, no início do século XIX, vários quartéis gerais, dentre os quais o Quartel Geral de Abaeté, nas cercanias da atual cidade de Tiros.

Em maio de 1867, o distrito de Santo Antônio de Tiros é elevado a Paróquia e conta em seu território com o povoado de São Gonçalo de Abaeté. No ano de 1923, Tiros eleva-se à categoria de município, passando São Gonçalo do Abaeté a figurar como um de seus distritos. Sua emancipação política é conseguida vinte anos mais tarde, em 1943

Distrito criado com a denominação de São Gonçalo do Abaeté (ex-povoado), pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, subordinado ao município de Abaeté. Foi transferido para o novo município de Tiros pela mesma lei acima citada.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de São Gonçalo do Abaeté figura no município de Tiros.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Gonçalo do Abaeté, pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, desmembrado de Tiros. Sede no antigo distrito de São Gonçalo do Abaeté. Constituído de 2 distritos: São Gonçalo do Abaeté e Canoeiros (ex-Canoas), alterado pelo mesmo decreto-lei acima citado. Não temos a datada de instalação.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: São Gonçalo do Abaeté e Canoeiros.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela lei estadual nº 8285, de 08-10-1982, é criado o distrito de Varjão (ex-povoado), e anexado ao município de São Gonçalo do Abaeté.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 3 distritos: São Gonçalo do Abaeté, Canoeiros e Varjão.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.
Pela lei estadual nº 12030, de 21-12-1995, desmembra do município de São Gonçalo do Abaeté o distrito de Varjão. Elevado à categoria de município com a denominação de Varjão de Minas.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: São Gonçalo do Abaeté e Canoeiros.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.