Santo Hipólito

História de Santo Hipólito - MG

Santo Hipólito
Minas Gerais MG

Originou-se da construção de uma ponte sobre o rio das Velhas, em 1910, para dar passagem ao ramal da estrada de ferro que ligava Corinto a Diamantina. A antiga estrada de ferro Central do Brasil (R.F.F.S.A.) construiu ali casas para abrigar as famílias de seus empregados, criando, assim, um pequeno povoado.

Fazendo as escavações para a edificação dos pilares de sustentação das duas pontes, às margens do rio das Velhas, os trabalhadores encontraram uma imagem de Santo Hipólito, o que deu o nome ao povoado. Sua instalação definitiva como município data de 1962. Teve seu território desmembrado do município de Corinto.

Formação administrativa

Distrito criado com a denominação de Santo Hipólito (ex-povoado), pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, criado com terras desmembradas do distrito de Nossa Senhora da Glória pertencente ao município de Diamantina, subordinado ao novo município de Corinto, criado pela mesma lei acima citado.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Santo Hipólito figura no município de Corinto.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santo Hipólito, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Corinto. Sede no antigo distrito de Santo Hipólito. Constituído de 3 distritos: Santo Hipólito, Senhora da Glória e Vale Fundo. Os dois primeiros desmembrados de Corinto e o ultimo criado pela mesma lei estadual acima citada.Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Santo Hipólito, Senhora da Glória e Vale Fundo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.