Santo Antônio Do Amparo

História de Santo Antônio Do Amparo - MG

A denominação do Município de Santo Antônio do Amparo, deve-se a dois motivos, um religioso e outro por servir a localidade, de amparo
aos viajantes e tropeiros que passavam pela região, até então habitada por índios, dos quais ainda encontramos muitos vestígios.

Existiam duas minas d´água uma de cada lado, onde crescia uma planta chamada esporão, tipo de trepadeira, muito comum na região, que se alastrava por cima de outras árvores formando uma espécie de caramanchão.

Este local servia de amparo aos viajantes que por alí passavam em direção ao Circuito do ouro, Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro e Goiás. Alí abasteciam seus cantis, faziam suas refeições e pernoitavam para descanso.

No bairro Areão começou a surgir o pequeno povoado de Santo Antônio do Amparo, ainda hoje podemos encontrar duas de suas primeiras casas, feitas de pau-a-pique.

O fundador deste povoado foi Manuel Ferreira Carneiro, vulgo " Jangada ", que aqui chegou por volta de 1778. O "Jangada" comprou estas terras a troco de um capote de inverno. A primeira parte do nome do munícipio, segundo consta, surgiu de uma promessa feita por José, filho de Manuel Ferreira, a Santo Antônio de Pádua. Consta-se que com o desaparecimento de um de seus escravos, José prometeu a Santo Antônio, caso tivesse seu escravo de volta, a construção de uma capela da qual seria padroeiro. Feita a promessa, logo ápos, o escravo apareceu de volta, ápos ter tido uma visão do Santo. Julgando-se tratar de um milagre, José mandou construir a Capela dedicada a Santo Antônio no ponto mais alto de suas terras.

clima do Município é tropical de altitude, tropical pois é caracterizado por um verão chuvoso e um inverno frio e seco, com temperatura mé de 20 graus, máxima de 30 e mínima de 10 graus. O tropical de altitude é assim denominado pelo efeito amenizante na temperatura por causa da altitude superior a 1000 m. Na sede do município onde está situada a Igreja Matriz a altitude é de 1013 m, existindo pontos de até 1350 m.

A ocorrência de geadas restringem-se a àreas baixas próximas de córrigos e de difícil escoamento de massa de ar frio.

Toda cidade procura incentivar o povo com festas e eventos, artesanato local para promover e divulgar seu Munícipio, manter ativo o espírito do folclore e fortalecer o turismo

Relevo:

Terras onduladas e montanhas- São as terras mais férteis do município com altitude acima de 100 metros. Locais de antigas florestas que podem ser observadas nas poucas reservas ainda existente. Basicamente situam-se a Oeste e a Sul do município com ocorrência de jazidas de granito. A leste e ao norte do município estão áreas de cerrado e campos com altitudes em torno 900 metros. Estas terras são mais acidas e seu uso na agricultura exige correção da acidez com calcário. Várzeas - terras plana próximas de rios e córregos, com ocorrência pequena no município. E usada para o plantio de cereais e pastagens. A historia nos conta a ocorrência de pequenos tremores de terra motivados por folha geológica, que se inicia em Barbacena e vai ate Goiânia- Goiás, numa faixa de 50 Km de latitude.

Hidrografia:

O município esta situado a mais de 100 metros de altitude caracterizando-o como região de nascentes de cursos de água. O córrego da Lagoa e o córrego Tome Borges formam o Rio Amparo que e afluente do Rio Jacaré que pertence a bacia do Rio Grande. Apesar de não possuir rios caudalosos o município e bem servido de fontes, cachoeiras e pequenos córregos que fazem dele o lugar ideal para a agricultura e pecuária.

Vegetação:

A vegetação esta diretamente ligada ao relevo. Nas regiões mais onduladas e montanhosas existiam florestas com ocorrência de madeira de lei. Hoje restam poucas áreas no município, foram transformadas em pastagens e lavouras de café. Na região de cerrado encontramos dois tipos de vegetação, um mais denso, com arvores como sucupira e pau d arco, cujas as folhas caem na época seca. O cerrado menos denso, com arvores cujos os troncos são tortos, com casca grossa, com o barbatimao e castanha de macaco. Nas regiões de campos encontramos pouca vegetação de porte, ocorrendo mais arbustos e o capim fino como o barba de bode. Nas várzeas há a mata ciliar, uma pequena ocorrência de arvores próximas aos leitos dos rios que esta pouco preservada e o capim nativo.