PratÁpolis

História de PratÁpolis - MG

O primeiro nome da sede foi Espírito Santo do Prata, em homenagem ao padroeiro da capela erguida no local, proximidades do córrego da Prata.

A origem do povoado primitivo deveu-se a uma doação feita pelo fazendeiro local, João Evangelista de Pádua, ao patrimônio de uma capela, em época não precisada, mas, certamente, anterior a 1874, pois a 24 de dezembro dêsse ano já o povoado recebia foros de distrito, subordinado ao município de São Sebastião do Paraíso, assim permanecendo até sua emancipação política, em 1943.

A denominação atual foi dada inicialmente pela Estrada de Ferro Mogiana à estação da vila de Espírito Santo da Prata; o novo topônimo passou a vigorar, oficialmente, por força do Decreto-lei estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938.

Quanto aos desbravadores da região, são eles os mesmos mencionados na parte histórica do município de São Sebastião do Paraíso.

Gentílico: Pratapolense.

Formação Administrativa:
O distrito de Espírito Santo do Prata deve sua criação à Provincial nº 2087, de 24 de dezembro de 1874, confirmada pela Lei estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891, subordinado ao município de São Sebastião do Paraíso. Por fôrça de Decreto-lei estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, que estatuiu a divisão territorial do Estado, a vigorar no quinquênio 1939-1943, o distrito de Espírito Santo do Prata passou a denominar-se Pratápolis, continuando subordinado so município de São Sebastião do Paraíso. Em face do Decreto-lei estadual nº 1058, de 31 de dezembro d 194, criou-se o município de Pratápolis que, na divisão territorial do Estado, vigente no quinquênio 1944-1948, e estabelecida por esse Decreto-lei, apresenta-se integrado por dois distritos: o da sede, transferido do município de São Sebastião do Paraíso, e o de Itaú de Minas, constituído por território do distrito de Passos, do município de São Sebastião do Paraíso.