Piau

História de Piau - MG

Piau
Minas Gerais - MG

No final do século XVIII, quando da célebre Conjuração Mineira, alguns homens que na mesma estiveram envolvidos, fugindo à perseguição que a Coroa lhes movia, desceram de Ouro Prêto, Barbacena, Prados e Diamantina, e na busca de um lugar onde pudessem sobreviver, embrenharam-se mata a dentro, em terras que hoje constituem o município de Piau. Faziam parte desse grupo, dentre outros, Francisco José da Silva — tio de Tiradentes, João Lopes de Faria, João Pinto Cardoso, José Coelho de Oliveira, José de Paiva, João Eduardo Rodrigues Vale, José Rodrigues Vale e Antônio Fernandes de São José.

Encontraram o sítio ideal para o esconderijo que buscavam, numa extensa região de floresta virgem, banhada por um rio que mais tarde chamaram Piau, levados pelo fato de viverem em suas águas grandes cardumes desses peixes. Instalados nas terras, começaram o desenvolvimento agrícola, fundando-se dessa forma o arraial. Posteriormente edificaram uma capela em honra ao Divino Espírito Santo que assim se transformou em padroeiro do lugar e o povoado passou a ser conhecido como Divino Espírito Santo do Piau. No local da antiga capela existe hoje a igreja Matriz, construída entre 1884 e 1898.

Distrito criado com a denominação de São Pedro, pelo Lei-Estadual nº 148, de 17-12-1938, subordinado ao município de Itambacuri.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de São Pedro, figura no município de Itambacuri.

Pelo Decreto Estadual nº 1058, de 31-12-1943, o distrito de São Pedro tomou a denominação de Pescador.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Pescador (ex-São Pedro), figura no município de Itambacuri.

Elevado à categoria de município coma denominação de Pequeri, pela Lei nº 1039, de 12-12-1953, desmembrado de Bicas.

Sede no antigo distrito de Pequeri. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.