Monte Belo

Minas Gerais

 

História de Monte Belo - MG

MONTE BELO-MINAS GERAIS
HISTÓRICO:

Em meados do século XIX, na rota das bandeiras paulístas que desbravaram o sertão de Minas pelo vale do rio Muzambinho, foi estabelecida uma importante via de entrada, surgindo o povoado das Manguaras.


O povoado recebeu primeiramente esta denominação devido às constantes brigas de porretes - as manguaras - entre seus habitantes, que, oriundos das fazendas de José Lopes e João Rafael, passaram a chamar o lugar pelo nome de Capela dos Lopes.


Mais tarde, o povoado deu origem ao atual município de Monte Belo, por volta de 1938, e se acha localizado em uma das regiões mais povoadas do Estado.


Como atrações, o município conta com o Sítio da Casa dos Maria, uma casa de fazenda colonial construída no século XIX, com paredes de pau à pique e porão de época, fontes alternativas de energia hídrica, gerador, monjolo e moínho de pedra e a Estação Ecológica Particular da Fazenda Lagoa, que é sede do Instituto Sul Mineiro de Estudos e Conservação da Natureza, com cerca de 300 hectares de florestas nativas e um Centro de Educação Ambiental.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade