Janaúba

História de Janaúba - MG

Janaúba, nome de origem indígena, significa planta leitosa, também conhecida como Algodão de Seda.

A história do município e de seu desenvolvimento está intrinsecamente ligada a duas forças propulsoras que se fazem sempre presentes: a privilegiada localização geográfica e ao pioneirismo e capacidade empreendedora de seus habitantes ao longo de sucessivas gerações.

Os primeiros habitantes foram um povo cafuzo ou caboré, mescla de índios tapuias e quilombos.

Orgulha-se a cidade de filhos ilustres do passado, como Francisco Barbosa, que por volta de 1872 chegava à região com esposa e filhos, fundando fazenda na terra de Caatinga Velha, levantando casa ao lado de frondosa gameleira, que deu nome à povoação.

Mais tarde vieram Antunino Antunes da Silva (Antônio Catulé), Américo Soares de Oliveira, Jacinto Mendes, Santos Mendes e Mozart Mendes Martins, que muito contribuíram para a formação e o progresso de Janaúba, estabelecendo-se nas imediações.

Por iniciativa de Antunino Antunes da Silva (Antônio Catulé) foi levantada em 1939 a Capela do Senhor Bom Jesus. Com a chegada da Estrada de Ferro Central do Brasil, em 1943, veio a família de Maurício de Azevedo e Moisés Bento Lacerda.

Distrito criado com a denominação de Janaúba pela Lei Estadual n.º 1.058, de 31-12-1943, subordinado ao município de Francisco Sá.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943 o distrito de Janaúba figura no município de Francisco Sá.

Elevado à categoria de município com a denominação de Janaúba pela Lei n.º 336, de 27-12-1948, sendo desmembrado de Francisco Sá. Sede no atual distrito de Janaúba. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1968.

Pela Lei Estadual n.º 6.769, de 13-05-1976, foram criados os distritos de Barreiro da Raiz e Quem-Quem e anexados ao município de Janaúba.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei Estadual n.º 8.285, de 08-10-1982, foram criados os distritos de Barreiros do Rio Verde e Vila Nova dos Poções e anexados ao município de Janaúba.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 5 distritos: Janaúba, Barreiro da Raiz, Barreiro do Rio Verde, Quem-Quem e Vila Nova dos Poções. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Pela Lei Estadual n.º 12.030, de 21-12-1995, é extinto o distrito de Barreiro do Rio Verde, passando sua área a fazer parte do novo município de Verdelândia.

Em divisão territorial datada de 1995 o município é constituído de 4 distritos: Janaúba, Barreiro da Raiz, Quem-Quem e Vila Nova das Poções. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.