A história começa com um dos moradores mais antigos, sr. Joaquim Fernandes da Silva, que teve grande conhecimento com o sr. José Tibúrcio Feio, descobridor deste município, com o qual constantemente conversava sobre sua descoberta.
Dizia então José Tibúrcio Feio que, em um dia de domingo do mês de agosto do ano de 1898, em uma de suas caçadas, se aprofundou nas matas virgens quando verificou um cachorro que lhe acompanhava com os pés molhados, sinal de que ali perto existia água, como realmente com ligeira busca encontrou uma lagoa, que hoje é considerada como uma riqueza do município, e que tomou o seu nome. Ficou muito alegre e, voltando a sua moradia deu a notícia a sua mulher, que em dias depois, trouxe-a para esse local.
Como vinham se alimentando sem sal, resolveu então enfrentar as matas para ver se conseguia um local próximo onde o comprasse; com três dias saiu no povoado Caximbos que fica distante 48 quilômetros desta cidade; lá fez suas compras e voltou; daí em diante passou mandar a mulher para fazer tal serviço.
A notícia foi se propalando, começando a chegar outros elementos para fazerem moradia junto à lagoa. Com a abundância de água e a fertilidade das terras, que se prestavam a todas as culturas e criação, rapidamente tornou-se uma povoação, sendo que em 1932, iniciou a entrada de nordestinos,
o que até hoje continua, contribuindo assim para o seu desenvolvimento.
Por ter sido descoberto em um dia de domingo foi daí a origem do seu nome atual São Domingo.
Gentilíco: são-dominguense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Pucumã, pela lei estadual nº 269, de 31-12-1948, subordinado ao município de Colinas ex-Picos.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Pucumã figura no município de Colinas.
Elevado à categoria de município com a denominação de São Domingos do Maranhão, pela lei estadual nº 750, de 24-09-1952, desemembrado de Colinas e Presidente Dutra, sede no atual distrito de São Domingos do Maranhão ex-Pucumã. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1953.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fonte: IBGE

 
	  	  
  
 Acre
  Acre Alagoas
  Alagoas Amapá
  Amapá Amazonas
  Amazonas Bahia
  Bahia Ceará
  Ceará Distrito Federal
  Distrito Federal Espirito Santo
  Espirito Santo Goiás
  Goiás Mato Grosso
  Mato Grosso Mato Grosso do Sul
  Mato Grosso do Sul Minas Gerais
  Minas Gerais Paraíba
  Paraíba Paraná
  Paraná Pará
  Pará Pernambuco
  Pernambuco Piauí
  Piauí Rio de Janeiro
  Rio de Janeiro Rio Grande do Norte
  Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul
  Rio Grande do Sul Rondônia
  Rondônia Roraima
  Roraima Santa Catarina
  Santa Catarina São Paulo
  São Paulo Sergipe
  Sergipe Tocantins
  Tocantins