O MUNICÍPIO de Montanhas teve sua origem no lugar chamado Lagoa das Queimadas, situado às margens do rio Curimataú, cuja a sesmaria foi dada ao Padre José Vieira Afonso.
Ainda no século XIX passou a chamar-se Lagoa de Montanhas, em virtude de situar-se entre montanhas que lhe proporcionam um clima ameno e aprazível, razão por que o poeta Cícero Moura sugeriu chama-la Suiça do Agreste.
O desenvolvimento econômico foi proporcionado pelo plantio de cereais em suas terras férteis, e pela ligação à Capital do Estado, pela estrada de ferro, desde 1882.
Gentílico: montanhense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Montanhas, pelo decreto estadual nº 603, de 31-10-1938, subordinado ao município de Pedro Velho. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito Montanhas, figura no município de Pedro Velho.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.
Elevado à categoria de município com a denominação de Montanhas, pelo decreto estadual nº 2727, de 08-01-1962, desmembrado de Pedro Velho. Constituído do distrito sede. Instalado em 02-031962. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE

 
	  	  
  
 Acre
  Acre Alagoas
  Alagoas Amapá
  Amapá Amazonas
  Amazonas Bahia
  Bahia Ceará
  Ceará Distrito Federal
  Distrito Federal Espirito Santo
  Espirito Santo Goiás
  Goiás Maranhão
  Maranhão Mato Grosso
  Mato Grosso Mato Grosso do Sul
  Mato Grosso do Sul Minas Gerais
  Minas Gerais Paraíba
  Paraíba Paraná
  Paraná Pará
  Pará Pernambuco
  Pernambuco Piauí
  Piauí Rio de Janeiro
  Rio de Janeiro Rio Grande do Sul
  Rio Grande do Sul Rondônia
  Rondônia Roraima
  Roraima Santa Catarina
  Santa Catarina São Paulo
  São Paulo Sergipe
  Sergipe Tocantins
  Tocantins