Os primeiros habitantes chegaram em Figueira por volta de 1922. Eram garimpeiros atraídos pela fama de existência de ouro dos diamanteas de Tibagi e acabaram ficando nas proximidades dos Rios do Peixe e Figueirinha. Iniciaram pequenas plantações em 1926, surgiu um pequeno povoado com o nome de Fiqueira, cuja a origem provem de uma arvore muito abundante na região.
Esse pequeno povoado tornou-se o centro das atenções por terem sido encontrados muitos diamanteas na região. Como não existia nenhuma coibição legal, os primeiros exploravam os diamanteas e faziam suas próprias leis. Muitos morreram assassinados para serem roubados.
Os primeiros habitantes eram os chamados nortistas: baianos, alagoanos, pernambucanos, sergipanos, etc....A primeira grande pedra de diamante foi encontrada pelo senhor Elias Lacerda, que conseguiu vende-la por um bom preço.
Em 20 de janeiro de 1949, Figueira passou a pertencer a Curiúva, com a instalação do Distrito Judiciário. Em 6 de agosto de 1979, Figueira foi elevada a categoria de Distrito Administrativo de Curiúva, o primeiro passo para a Emancipação politica do município idealizado pelo, então Prefeito de Curiúva, Geraldo Garcia Molina.
O projeto de criação do municipio de Figueira, foi apresentado e defendido na assembléia Legislativa do Estado do Paraná, pelo Dep. Gabriel Manoel, aprovado e sancionado pelo governador Ney Braga, através da Lei n°7.570, de 20 de abril de 1982.
A primeira eleição foi realizada em 15 de novembro de 1982, na qual concorreram os candidatos a prefeito José Garcia Molina, Jaime Moreira Ramos, José Amaro e Geraldo Garcia Molina, que foi eleito o primeiro prefeito de Figueira.
A instalação do municipio foi realizada no dia 1° de fevereiro de 1983, com a presença do Juiz eleitoral, Dr. Emanuel Silveira Moura, que deu posse ao prefeito, ao vice e aos vereadores.
Fonte: IBGE

 
	  	  
  
 Acre
  Acre Alagoas
  Alagoas Amapá
  Amapá Amazonas
  Amazonas Bahia
  Bahia Ceará
  Ceará Distrito Federal
  Distrito Federal Espirito Santo
  Espirito Santo Goiás
  Goiás Maranhão
  Maranhão Mato Grosso
  Mato Grosso Mato Grosso do Sul
  Mato Grosso do Sul Minas Gerais
  Minas Gerais Paraíba
  Paraíba Pará
  Pará Pernambuco
  Pernambuco Piauí
  Piauí Rio de Janeiro
  Rio de Janeiro Rio Grande do Norte
  Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul
  Rio Grande do Sul Rondônia
  Rondônia Roraima
  Roraima Santa Catarina
  Santa Catarina São Paulo
  São Paulo Sergipe
  Sergipe Tocantins
  Tocantins