De acordo com informações dos mais antigos do município, os primeiros habitantes do lugar se teriam estabelecido por volta de 1881. Dentre os moradores mais antigos são lembrados os nomes de José de Melo, Manoel Gomes da Silva, Antônio Soares da Silva e Aleluia de Tal. Este último, destacou-se pela lembrança de transmitir aos demais moradores a necessidade de ali ser construída uma capela. Escolhida o local, foi edificada a referida capela à margem de uma lagoa onde existia uma grande árvore (baraúna). Na frondosa baraúna, fizeram morada umas abelhas conhecidas por cupira. Aquele local passou a ser denominação de Cupira, ficou conhecida a nascente povoação, pertencente ao município de Panelas àquela época. Cupira passou a se desenvolver cada vez mais, graças à cooperação de pessoas de recursos e mais generosos, como o Capitão Antônio Marinho, que muito colaborou com a comunidade. Estradas foram abertas acelerando mais e mais o progresso de Cupira, que em breve foi transformada em povoado. Em 1896 foi realizada a primeira feira livre. Em maio de 1919 foi celebrada missa, oficializada pelo padre Francisco Luna.
Cupira foi elevada à caategoria de cidade por força do decreto-lei estadual nº 1818, de 29 de dezembro de 1953, ocorrendo do município no dia 20 de maio de 1954.
Gentílico: cupirense ou cupiroara
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Taboleiro, pela lei municipal nº 10, de 30-03-1900, subordinado ao município de Panelas.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Taboleiro figura no município de Panelas.
Pela lei municipal nº 56, de 07-12-1914, o distrito de Taboleiro passou a denominar-se Cupira.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito já denominado Cupira figura no município de Panelas.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.
Elevado à categoria de município com a denominação de Cupira, pela lei estadual nº 1818, de 29-12-1953, confirmado pela lei estadual nº 1819, de 30-12-1953, desmembrado de Panelas. Sede no antigo distrito de Cupira. Constituído do distrito sede. Instalado em 22-05-1954.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído do distrito sede. Pela lei municipal nº 9, de 19-11-1955, é criado o distrito de Laje de São José ex-povoado, desmembrado do distrito sede de Cupira e anexado ao município de Cupira. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Cupira e Laje de São José. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.
Alteração toponímica distrital
Taboleiro para Cupira alterado, pela lei municipal nº 56, de 07-12-1914.
Fonte: IBGE

 
	  	  
  
 Acre
  Acre Alagoas
  Alagoas Amapá
  Amapá Amazonas
  Amazonas Bahia
  Bahia Ceará
  Ceará Distrito Federal
  Distrito Federal Espirito Santo
  Espirito Santo Goiás
  Goiás Maranhão
  Maranhão Mato Grosso
  Mato Grosso Mato Grosso do Sul
  Mato Grosso do Sul Minas Gerais
  Minas Gerais Paraíba
  Paraíba Paraná
  Paraná Pará
  Pará Piauí
  Piauí Rio de Janeiro
  Rio de Janeiro Rio Grande do Norte
  Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul
  Rio Grande do Sul Rondônia
  Rondônia Roraima
  Roraima Santa Catarina
  Santa Catarina São Paulo
  São Paulo Sergipe
  Sergipe Tocantins
  Tocantins