Em maio de 1949, José Gomes de Freitas chega ao topo de uma serra, onde erguiu
o seu primeiro Barraco para abrigar-se para a exploração da agricultura. Um ano mais tarde, atraídos pela riqueza da fertilidade do solo, vários agricultores oriundos de outros municípios aqui chegaram, para sob o comando de José Gomes de Freitas, o Cazuza, como era conhecido, fundarem o povoado Centro do Cazuza.
Tendo em vista a grande produtividade alcançada na cultura de arroz, milho, feijão, mandioca e algodão, o povoado foi atraindo cada vez mais agricultores de outras regiões, até que em 1961, já tornara-se uma vila bastante progressista e populosa, a ponto de nesse mesmo ano, através de ato do então Governador Newton de Barros Bello, se desmembrada do município de Vitorino Freire, passando então a denominar-seALTAMIRA DO MARANHÃO, numa iniciativa do Deputado Federal Raimundo Rodrigues Bogéia.
Gentílico: laltamirense
Formação administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Altamira do Maranhão, pela lei estadual nº 2178, de 30-12-1961, desmembrado de Vitorino Freire. Sede no atual distrito Altamira do Maranhão ex-povoado. Constituído de 2 distritos: Altamira do Maranhão e Palestina. Criado pela mesma lei do município. Instalado em 201962.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Altamira e Palestina. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979. Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fonte: IBGE

 
	  	  
  
 Acre
  Acre Alagoas
  Alagoas Amapá
  Amapá Amazonas
  Amazonas Bahia
  Bahia Ceará
  Ceará Distrito Federal
  Distrito Federal Espirito Santo
  Espirito Santo Goiás
  Goiás Mato Grosso
  Mato Grosso Mato Grosso do Sul
  Mato Grosso do Sul Minas Gerais
  Minas Gerais Paraíba
  Paraíba Paraná
  Paraná Pará
  Pará Pernambuco
  Pernambuco Piauí
  Piauí Rio de Janeiro
  Rio de Janeiro Rio Grande do Norte
  Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul
  Rio Grande do Sul Rondônia
  Rondônia Roraima
  Roraima Santa Catarina
  Santa Catarina São Paulo
  São Paulo Sergipe
  Sergipe Tocantins
  Tocantins